banner1

Programando o PIC com Bootloader utilizando o compilador MPLAB® XC8

Quando um código em Linguagem C é compilado utilizando o MPLAB® XC8, o compilador costuma posicionar os opcodes, ou códigos hexadecimais representando os comandos, nos endereços finais da memória de programa. Porém, estes endereços também são utilizados para programar o código compilado do bootloader AN1310.

A gravação utilizando o bootloader AN1310 de um código compilado no XC8 ocorre sem problemas, porém o microcontrolador não funcionará corretamente, uma vez que caso um endereço do seu código compilado coincida com o endereço utilizado pelo bootloader, este não será gravado no microcontrolador.

Neste caso, para que o microcontrolador seja gravado corretamente, é necessário ajustar os endereços que poderão ser utilizados antes da compilação do seu código.

Vejamos a seguir como executar este procedimento para os microcontroladores que possuem 32Kb de memória de programa, entre eles o PIC18F4520 e o PIC18F4550 e utilizando as placas ACEPIC PRO V6.0, ACEPIC IOT e ACEPIC BASE II:

– Primeiramente identificaremos a área destinada ao bootloader. Para isso, faça a alimentação da placa ACEPIC, conecte o cabo USB à placa e ao computador e abra o software Serial Bootloader AN1310 (Veja aqui o procedimento para gravação do microcontrolador utilizando o Bootloader AN1310).

– Entre no modo bootloader e desça, pelo scroll à direita, até ver o início da área de endereços marcadas em azul, conforme a figura a seguir:

– Note que o primeiro endereço marcado em azul é o 7CFC (endereço em hexadecimal) e tendo em vista que o tamanho total da memória de programas é de 32Kb, o último endereço será o equivalente em serial 7FFF.

– Agora abra o seu projeto em Linguagem C no MPLAB® IDE. – Marque o seu projeto clicando com o botão esquerdo do mouse sobre ele, vá até o menu File e escolha a opção Project Properties, conforme a figura a seguir:

– Na janela que será aberta, clique sobre a opção XC8 Linker:

    – Em Option categories, escolha a opção Memory Model, conforme segue:

– No campo ROM ranges, digite default,-7CFC-7FFF, conforme a figura abaixo:

Agora, basta clicar em Apply e compilar o seu código normalmente e gravar o Microcontrolador utilizando o bootloader AN1310.

Obs.: Este procedimento pode ser adotado para qualquer microcontrolador pré-programado como o bootloader AN1310, bastando verificar a área reservada para o bootloader como verificado anteriormente.

20 de fevereiro de 2019

0 respostas em "Programando o PIC com Bootloader utilizando o compilador MPLAB® XC8"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Contatos

Telefone: (19) 4141-8763

Atendimento:

Segunda à Sexta, das 9:00 às 18:00h

CNPJ: 24.992.910/0001-66.

ACEPIC Tecnologia © All rights reserved.